UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Noite de São Lourenço (1982)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 19/04/2005
Nota 5

Vencedor do Prêmio Especial do Júri em Cannes, este é provavelmente o melhor filme da dupla de irmãos italianos. Os Taviani, de "Pai Patrão", recontam fato que aconteceu na cidade natal de San Mariano, na Toscana, quando eles eram pequenos. "A Noite de São Lourenço" é em agosto, quando o fenômeno das estrelas cadentes é mais observado do que nunca no céu da Itália. É quando se fazem os pedidos, principalmente amorosos, já que São Lourenço é o padroeiro dos namorados.

Mas em 1944, os habitantes da cidadezinha são reunidos pelos nazistas na igreja local e então massacrados (na vida real, os Taviani escaparam por sorte). Só sobreviveram os que fugiram em direção aos norte-americanos que estão invadindo a Itália naquele instante.

O filme é comovente, com o uso esplêndido da trilha sonora casado à edição, fazendo paralelos com conflitos anteriores. Os irmãos têm o hábito de dirigirem cada um deles um plano e assim sucessivamente. É curioso como deu certo neste filme, que utiliza atores quase todos amadores (fora a dupla de protagonistas, que veio de "Pai Patrão"). Funciona como arte, emoção e diversão. Excepcional.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo