UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Gabriela (1983)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

Apesar de ter uma inesquecível e clássica trilha musical de Antonio Carlos Jobim, esta versão da MGM (que detinha os direitos para cinema do livro "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado, que pensara em fazer com Sophia Loren), não se compara com a bem superior telenovela de Walter George Durst para a Globo, de 1975, também estrelada por Sonia. Que além disso, a reunia novamente com o diretor de "Dona Flor e seus Dois Maridos", que havia sido sucesso internacional.

Embora tenha sido um esforço trazer o italiano Marcello Mastroianni para fazer o turco Nacib (ele fala português com sotaque italiano, obviamente) quase tudo deu errado. Começando pelo roteiro, que só é compreensível para quem já antes leu o livro ou viu a telenovela.

Virou um samba do crioulo doido quando a história, até secundária, do romance de Gabriela com Nacib, acaba ganhando o primeiro plano (em vez de ser a história da cidade, com suas intrigas políticas e amorosas).

Inteiramente feito em Parati, no litoral do Rio (que de Bahia não tem nada), com bela fotografia do premiado Carlo Di Palma, que trabalhava com Fellini e Woody Allen e morreu em 2004.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo