UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Homem das Flores (1983)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 25/02/2011
Nota 4
O Homem das Flores

Um homem adulto possui fixação por flores e tem o hábito de ir para a igreja tocar órgão imediatamente após assistir a um strip-tease. Esse breve resumo já permite vislumbrar o tom insólito de "O Homem das Flores", filme australiano de 1983 que tem entre suas atrações, uma breve participação do cineasta alemão Werner Herzog como o pai do protagonista.

O "homem das flores" do título é Charles Bremer, um sujeito recluso que tem paixão (ou obsessão) por flores e pela arte. Entre seus hábitos estranhos está o de enviar cartas para sua mãe morta, mas que é endereçada para ele próprio. Paralelamente, o filme mostra cenas da infância de Bremer. Em um desses momentos, vemos o jovem protagonista observar sua mãe se despir.

Os elementos apresentados em "O Homem das Flores" permitem uma análise psicanalítica de Bremer. O protagonista apresenta sinais de recalque que faz com que ele alcance satisfação erótica apenas com a apreciação da arte.

Além disso, há a sensação de castração que impede o gozo sexual. Por isso, Bremer corre para igreja ao final do strip-tease ou, quando jovem, é reprimido com dureza quando toca nos seios de uma visita. A religião e a família são mostrados como repressores da possibilidade de prazer erótico.

Esse tipo de proposta não é incomum no cinema, no entanto, o cineasta Paul Cox apresenta sua tese com cores excêntricas. Por exemplo, em uma das cenas mais emblemáticas, vemos Bremer completamente nu diante de uma banheira rodeada de flores. Ele telefona para um programa de rádio que discute a moral da sexualidade. Após sugerir a atração sexual que as flores provocam nele, Bremer é aconselhado pelo apresentador do programa a receber uma prece especial para ajudá-lo a se livrar dessa ideia.

A cena sintetiza a discussão sobre moral, sexualidade e solidão que permeia toda a obra, mas carrega no tom bizarro, o que pode afugentar alguns espectadores. O próprio cineasta afirmou em uma entrevista que presenciou metade da plateia de uma sala se levantar e ir embora durante esta cena.

Os bastidores da produção são tão estranhos quanto as cenas do filme. Certa vez, Paul Cox afirmou que, para realizar "O Homem das Flores", não quis depender de ninguém. Então decidiu hipotecar a casa e convenceu o elenco a trabalhar de graça até que, de repente, recebeu dinheiro "de alguém que botou fé" nele.

Esses detalhes pitorescos apenas dão mais sabor a um trabalho cultuado. "O Homem das Flores" é o principal trabalho do cineasta holandês radicado na Austrália. O tema da solidão atravessa toda a premiada filmografia de Cox, que soma mais de 20 títulos e inclui "Lonely Hearts" (1982) e "Innocence" (2000).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo