UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense,Terror

Psicose II (1983)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Fazer uma continuação do clássico de Alfred Hitchcock "Psicose" ("Psycho", 1960) mais de duas décadas depois parecia uma idéia absurda, um projeto puramente caça-níqueis. Causa espanto constatar que o filme funciona bem, um suspense muito eficiente que brinca inteligentemente com as óbvias expectativas do público, sempre surpreendendo. E que se assume como uma homenagem ao grande mestre do gênero.

Anthony Perkins (1932-92) repete seu papel de psicopata do primeiro filme, só que agora, 22 anos depois, recém saído do manicômio onde aparentemente foi curado. Ele volta para casa e conhece uma moça (Tilly) que parece querer ajudá-lo a se recuperar e a esquecer o passado e a obsessão pela mãe morta.

Mas a irmã de sua vítima anterior (Vera, também reprisando seu papel do filme original) quer que ele volte para o confinamento. Há uma série de reviravoltas, sempre bem boladas e intrigantes, que deixam a audiência interessada e desnorteada. E também, refletindo a época, violência mais explícita e sanguinolenta do que a do filme anterior.

Mas sem dúvida foi uma honrosa continuação para um grande clássico. O diretor, o australiano Richard Franklin, parecia talentoso e promissor mas sua carreira nunca engrenou. O sucesso do filme iniciou uma franquia, progressivamente pior, que teve o ruim "Psicose III" ("Psycho III", 1986), dirigido por Perkins, e "Psicose IV" ("Psycho IV": The Beginning, 1990) feito para a TV, ambos com o ator encarnando seu mais famoso personagem. Ele morreria pouco depois de complicações causadas pela AIDS.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo