UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Sou ou não Sou (1983)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Um projeto movido pela vaidade. Brooks e a mulher Anne Bancroft estrelaram esta refilmagem de "Ser ou Não Ser", de 1942, de Lubitsch, estrelada por Jack Benny e Carole Lombard. A idéia até que foi boa, porque incluiu números musicais (o filme abre com a dupla cantando "Sweet Georgia Brown" em polonês) e até canções originais, compostas por Brooks. Segue-se o esquema do filme original (que embora seja um clássico hoje em dia, foi fracasso em sua estréia porque o público não aceitou as brincadeiras com os nazistas. Acharam que era um assunto sério demais para uma comédia).

Mas como se sabe por "The Producers", zombar dos nazistas é uma especialidade do judeu Brooks. A direção não foi dele, mas de um coreógrafo Alan Johnson, velho parceiro de Brooks desde "Primavera para Hitler" e "Banzé no Oeste". O resultado é bem melhor do que se podia esperar. Uma comédia divertida na qual até a canastrice de Brooks encontrou um personagem adequado.

Charles Durning teve indicação ao "Oscar de Coadjuvante", como o oficial nazista. Ao final, todo o elenco agradece, como se estivessem num palco. Max Brooks, filho do casal com 11 anos, faz uma pontinha. Faz parte do Box "Coleção Mel Brooks".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo