UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Greystoke, a Lenda de Tarzan, o Rei das Selvas (1984)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

O personagem de Tarzan tornou-se popularmente conhecido pelos filmes da Metro com Johnny Weissmuller, onde o homem-macaco é totalmente ingênuo e primitivo, e cuja origem nobre nunca é revelada. Mas nos livros de seu criador, Edgar Rice Burroughs, ele é muito diferente, uma mistura das origens européias e da vida na selva. Essa visão é preservada aqui, no filme mais fiel a concepção de Burroughs jamais feito.

A excelente fotografia e a perfeita maquiagem dos macacos (indicada ao Oscar) do mestre Rick Baker ajudam bastante na verossimilhança do resultado final. Para fazer o protagonista escolheram o francês Lambert, um ator inexpressivo que acaba sendo adequado ao papel (este foi seu primeiro filme em língua inglesa, mas ele estragou sua carreira insistindo em fazer fitinhas de ação Classe B. Também espanta como é vesgo!).

Foi também o primeiro papel da modelo Andie MacDowell (que teve de ser dublada por Glenn Close) e um dos últimos de Sir Ralph Richardson (1902-83), que chegou a ser indicado ao Oscar de Coadjuvante. O filme cai um pouco na segunda metade, quando Tarzan vai para a Inglaterra (onde as deficiências de Lambert ficam mais evidentes). Mas é interessante o uso dos gorilas reais misturados a outros, feitos por dublês na parte inicial. Edição pobre, merecia um bom Making of.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo