UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Tempo e o Vento (1984)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

A trilha musical de Antonio Carlos Jobim é das coisas mais memoráveis desta minissérie da Globo. Assim como a escolha de Tarcisio para ser o Capitão Rodrigo, o mais famoso personagem de Érico Veríssimo e Glorinha como Ana Terra (ambos são ideais).

Foram Doc Comparato e Regina Braga quem fizeram a adaptação da obra de "O Continente", de 1949, já que se trata de uma trilogia que usa como epígrafe, frase do Eclesiastes: "uma geração vai e outra geração vem, a terra para sempre permanece. E nasce o sol e põe-se o sol. E volta ao seu lugar donde nasceu. O tempo nunca fica parado. Parece o vento. Vai pro sul e lá no frio, fica ainda mais frio. Depois gira, gira, gira no rumo do norte. E tudo começa de novo."

Lançado no fim do ano em que se relembrava o centenário do nascimento de Veríssimo, naturalmente traz a marca do tempo, já que a tecnologia evoluiu (a Globo não rodava em película mas em vídeo tape, que hoje ficou granulado e com pouca definição).

Começa com a história da nativa Ana Terra que se apaixona por um índio vindo da missão dos Jesuítas, depois em 1828, o Capitão Rodrigo chega a Santa Fé e se envolve com a jovem Bibiana, e depois o cerco do Sobrado em 1895 (mas em ordem cronológica, no livro, os trechos do Sobrado são entremeados com os outros). Curiosamente todos estes também foram adaptados para o cinema (e essas versões existem em DVD).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo