UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

A Testemunha - Edição Especial (1985)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 07/03/2006
Nota 1

Premiado com os Oscar de roteiro e montagem, "A Testemunha" teve indicações de ator (Harrison Ford), direção de arte, fotografia, diretor, trilha sonora e filme. Este drama policial foi um grande sucesso de público, abriu o Festival de Cannes e deu a única indicação ao Oscar de Ford, que não é especialmente um bom ator, até hoje.

O filme revelou internacionalmente o diretor australiano Peter Weir ("Gallipoli", "O Show de Truman") e mostrou como funcionava a cultura dos Amish, protestantes conservadores que vivem em colônias fechadas, como se ainda estivessem no século 19. Além do diretor, o ator Danny Glover também foi revelado por "A Testemunha", que também marca a estréia de Viggo Mortensen no cinema.

É basicamente um choque de culturas o contraste entre o pacifismo e a violência que é mostrado no longa. Um policial é obrigado a se conformar e se adaptar aos costumes de um lugar muito religioso ao mesmo tempo em que se apaixona por uma viúva (Kelly McGillis, de "Top Gun").

A cena mais famosa do filme é uma serenata na garagem onde se ouve "Wonderful World", de Sam Cooke, e sugerida por Ford, mas o final é inspirado no duelo de "Matar ou Morrer".

Nenhum Amish real foi usado no filme porque eles não permitem serem fotografados. Ainda é uma boa história policial, depois muito imitada.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo