UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica

Brazil (1985)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Esta é a versão reduzida (e não restaurada), portanto bastarda, deste filme famoso. Acontece que, no Brasil, saiu em vídeo a versão integral, com 18 minutos a mais, que foi a que levou o prêmio da crítica de Los Angeles, mesmo antes de sua estréia. É um fato famoso, que provocou a distribuidora Universal a lançar o filme na íntegra (antes eles estavam na dúvida por causa da natureza alegórica da fita). Apesar do título, o filme pouco tem a ver com nosso país.

O diretor Terry Gilliam, do grupo Monty Python, deu o título quando ouviu "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso (a canção é ouvida continuamente na trilha musical, e nos EUA, chama-se apenas "Brazil"). Assim, segundo ele, nasceu a inspiração para essa fantasia futurista, "um thriller, uma cruzada, uma fantasia, uma comédia de humor negro, uma história de amor".

A direção de arte é criativa, soluções originais, e um humor muitas vezes brilhante (como a mãe do herói, cada vez mais esticada pela plástica). Um filme que perturba e incomoda, mostrando o futuro do mundo burocrático com aspecto antigo, dominado por computadores e tubulações. Teve grande influência no gênero e por isso também envelheceu. De Niro tem participação especial e pequena como chefe dos guerrilheiros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo