UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica

De Volta para o Futuro (1985)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 26/11/2010
Nota 5

Produzido por Steven Spielberg, este filme já foi concebido como a primeira parte de uma trilogia, para seu afilhado Zemeckis. O roteiro foi escrito em 1982 e rejeitado por vários estúdios.

Depois de cinco semanas de filmagens e 4 milhões de dólares de despesa, Zemeckis sentiu que o ator principal, Eric Stoltz, era errado para o papel. Foi substituído por Michael J Fox, que na época fazia também o seriado "Caras e Caretas" (rodou o filme simultaneamente com a série, alternando durante o dia um e a noite outro).

Foi uma decisão acertada. Fox é um ator simpático, que garantiu o sucesso do personagem e da série. O filme é basicamente uma comédia de costumes, com elementos de fantasia e sátira. O aspecto mais fascinante do filme é a possibilidade de mudar o futuro. Voltando ao passado, Marty tem a chance de corrigir as falhas do pai.

O humor também é provocado pelo contraste entre as épocas (como uma brincadeira com o rock "Johnny B Good" de Chuck Berry). Excelente edição, em um Box com os três filmes da série.

Resenha por Claudio Prandoni

Claudio Prandoni

Da redação [resenha-data-cadastro]
Nota 5

Em 1985 a dupla Robert Zemeckis e Bob Gale ousou com uma comédia diferentes das demais e seu deu muito bem: "De Volta Para o Futuro" conseguiu trazer uma divertida história com muitas risadas e ainda um enredo com toques de ficção científica de primeira e um punhado de efeitos especiais bem utilizados.

Com a bênção do já consagrado Steven Spielberg, que atuou como um dos produtores, o filme ainda contou com o carisma e talento de Michael J. Fox, Christopher Lloyd e um marcante elenco de apoio para contar a história de Marty McFly, adolescente que viaja por engano 30 anos para o passado, para a década de 50, em uma máquina do tempo - que é um DeLorean, carro cheio de estilo.

No passado, o jovem conhece os pais antes de começarem a namorar, mas acaba mudando a história: a própria mãe se apaixona por ele, o que coloca em risco sua existência. Assim, ele deve arrumar a confusão e ainda encontrar uma maneira de voltar para sua própria época.

O roteiro acaba dando chance para diversas situações inusitadas: além de lidar com a paixão da mãe, Marty deve lidar com os costumes da época e acaba até inventando o rock'n roll e o skate por acaso.

Os efeitos especiais brilham ao dar intensidade para a viagem no tempo - que acontece poucas vezes, mas é marcada por raios e uma trilha de fogo deixada pelo carro -, mas o ponto que mais se destaca é mesmo a atuação: tanto os protagonistas quanto coadjuvantes brilha com figuras marcantes, cheias de trejeitos, que interagem entre si de formas variadas. Por exemplo, em certo ponto Marty se veste como um ser do espaço para convencer o pai, no passado, a chamar a mãe para um baile. Isso sem contar Christopher Lloyd, que faz caras e bocas e dá vida a um enérgico cientista maluco.

Esta primeira edição em Blu-ray capricha bastante na quantidade e qualidade de material. O tratamento da imagem para o padrão de alta definição surpreende considerando-se que se trata de um filme dos anos 80, ficando bem acima do mesmo trabalho feito com outros filmes da época.

O conteúdo extra inclui também cenas excluídas (estas em definição padrão) e também vários vídeos de making of e entrevistas, incluindo uma bem extensa e informativa com Michael J. Fox. Dentre os destaques, há cenas com Eric Stoltz interpretando Marty McFly, antes dos produtores conseguirem trocá-lo por Michael J. Fox - história bem explicada no making of.

Para completar, há também um engenhoso sistema que permite ligar a qualquer momento do filme comentários e outras curiosidades relacionadas à cena em questão, que possibilitam ver as curiosidades de forma mais integrada ao longa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo