UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Regresso para Bountiful (1985)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Baseado em texto teatral de Horton Foote, já feito para a tevê em 1953, com Lillian Gish. Esta é a versão definitiva, porque deu o tão esperado Oscar de Atriz para a grande Geraldine Page em sua oitava indicação, sem nunca ter ganho antes, quase no seu canto do cisne, porque logo depois iria a falecer (1924-87, de enfarto).

Atriz teatral, maior do que a vida, ela conseguia também passar uma grande humanidade em suas performances. Como aqui, neste pequeno drama intimista, passado nos anos 40, durante a Segunda Guerra, quando uma velha que vive com o filho num pequeno apartamento em Houston, Texas, decide realizar seu sonho. Voltar a sua cidade natal, Bountiful (que seria algo como cheio de felicidade).

Um dia consegue fugir e entrar num ônibus, onde é ajudada por uma moça cujo marido foi para a Guerra (Rebecca). Só que não há ônibus ou trem para Bountiful, que é agora apenas uma vila morta. Narrado com simplicidade, é um filme delicado, sobre e para adultos.

Último grande momento de Geraldine (que ainda fez outros filmes menores). Não houve antes uma versão para o cinema porque o autor não concordava (ele gostava demais de Lillian), só aceitando Geraldine ou a atriz Kim Stanley. Foi indicado ainda ao Oscar de Roteiro Adaptado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo