UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror

Phenomena (1985)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Jennifer Connelly ("Labirinto", "Uma Mente Brilhante", "Água Negra" de Walter Salles) estava em começo de carreira, mas já linda e talentosa aos 14 anos, quando fez este filme do cultuado mestre italiano do terror Dario Argento, que nunca foi exibido nos cinemas brasileiros e também é inédito em vídeo no país.

É um filme delirante e barroco, com o exagero e sangüinolência típicos de Argento, em que ela faz uma garota (também chamada Jennifer) que é capaz de estabelecer contato telepático com os insetos (que a entendem e ajudam) e que, após ser orientada por um entomologista (feito pelo veterano Donald Pleasence), passa a usar seus poderes para investigar uma série de assassinatos (dentro do pressuposto de que, ao se comunicar com as moscas, é capaz de localizar cadáveres).

Apesar dos clichês típicos do gênero (Jennifer naturalmente não titubeia em entrar em todas as casas abandonadas e buracos escuros que aparecem), Argento cria imagens alucinadas e marcantes, com uma marca muito pessoal. Mas como em outros de seus filmes, os excessos do enredo não agradam a todos, e é necessária cumplicidade com seu estilo onírico para curtir.

Mas os fãs de seu universo irão se divertir. A trilha musical pop traz, além da banda Goblin, colaboradora habitual de Argento, também Iron Maiden, Motörhead e Bill Wyman (dos Rolling Stones), entre outros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo