UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação

Police Story - A Guerra das Drogas (1985)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

"Police Story" é com certeza um marco no cinema de ação de Hong Kong, onde um Jackie Chan no auge cria algumas das mais memoráveis cenas de ação já mostradas no cinema. Chan não esconde que esse é seu filme favorito, feito para tirar o gosto amargo de suas primeiras tentativas frustradas de penetrar no mercado internacional e que acabou ganhando quatro prêmios no Hong Kong Film Awards: Melhor Cena de Ação, Fotografia, Melhor Ator e Diretor. Aqui ele é um policial chamado Ka Kui (ou Kevin Chan, na dublagem em inglês) que prende um chefão do tráfico de drogas e precisa proteger sua secretária (feita pela ótima Brigitte Lin), que irá testemunhar contra o chefe, além de contornar sua a situação com sua namorada (feita por também outra ótima atriz, Maggie Cheung).

Depois que a secretária acaba fugindo, um policial morre e Ka Kui é incriminado. Logo ele deve lutar contra toda a quadrilha do chefão para livrar seu nome. Assim, em meio a tantas confusões, Jackie consegue criar algumas cenas de ação que ficam para sempre na memória como uma impressionante perseguição dentro de uma favela e um feroz combate dentro de um shopping.

A influênciado filme é tão grande que várias cópias e homenagens foram feitas ao longo dos anos em outros filmes, muitos deles em Hollywood, como na cena inicialde "Tango & Cash - Os Vingadores", onde Sylvester Stallone atira contra o pára-brisa de um caminhão ou em "Rajada de Fogo", onde Brandon Lee atropela um bandido com uma moto. Infelizmente o DVD lançado no Brasil não faz justiça a esta fita, que pode ser considerada clássica, já que não temos o áudio original em cantonês, mas sim duas versões bem estranhas incluídas; a primeira, somente dublada em inglês, traz o filme remasterizado e em widescreen, enquanto a versão dublada é mostrada em tela cheia de má qualidade e com alguns minutos cortados. Para compensar, temos um excelente comentário em áudio que revela todos os segredos do filme feito por Bey Logan, um grande especialista de fitas de Hong Kong (são legendados, muito mal porcamente mas são não acertaram a grafia de nenhum nome que o camarada fala) e uma introdução do especialista em Cinema Oriental Otavio Moulin. Para completar o disco traz sinopse e biografia de Jackie Chan.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo