UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Guerra

Revolução (1985)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 2

O diretor inglês Hugh Hudson ficou conhecido por filmes acadêmicos e bonitos como "Carruagens de Fogo" (1981) e "Greystoke, A Lenda de Tarzan" (1984). É incompreensível porque decidiu rodar este filme inteiramente com a câmera na mão, resultando numa fotografia tremida, irregular, que torna a narrativa confusa e irritante. A impressão que fica é a de que todo instante há alguém passando na frente da lente!

O elenco não ajuda muito também: Pacino parece deslocado num papel de época (e ainda por cima mal-escrito e inverossímil), e não faz o menor esforço para adaptar sua atuação ao período, inclusive na maneira de falar. Nastassja só enfeita e Donald Sutherland está totalmente desperdiçado num papel que é nada.

A produção parece boa, mas a fotografia e a direção desenfreada de Hudson fazem o possível para também estragar isso. Um desastre completo e um grande fracasso na época, que quase acabou com a carreira do diretor. A cantora Annie Lennox faz um pequeno papel como uma das revolucionárias. Para completar, a edição de banca tem imagem ruim, sem nitidez.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo