UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Caçador de Assassinos (1986)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 09/01/2007
Nota 3

Este é um filme pouco conhecido produzido por Dino de Laurentiis e escrito e dirigido pelo prestigioso Michael Mann (de "Miami Vice" e "Colateral"), que modificou muito o livro original de Thomas Harris, "Dragão Vermelho". Harris anos depois escreveria "O Silêncio dos Inocentes", que tornou clássico o personagem do canibal Hannibal Lecter. Em "Caçador de Assassinos" ele é apenas um personagem secundário (feito pelo bom ator escocês Brian Cox), com duas cenas relativamente pequenas e o nome grafado de modo diferente (Lecktor em vez de Lecter).

Foi um grande erro do diretor não perceber as possibilidades do projeto nem ter pensado em Anthony Hopkins para o papel. Mann deixou os direitos do livro com Laurentiis, que o aproveitou novamente em "Hannibal" (2001) e na refilmagem revista e melhorada de "Dragão Vermelho", o filme homônimo dirigido por Brett Ratner (2002).

Para piorar, o filme está prejudicado nesta cópia em DVD, que traz uma versão em tela cheia, deformando os cuidadosos e elegantes enquadramentos do diretor. Alguns críticos americanos gostam de defendê-lo, mas o público sempre o rejeitou. Em parte porque o protagonista é um ator frio e passivo, Werner Petersen, atualmente na série de TV "CSI". Ele não expressa os conflitos do policial que tenta pensar como o psicopata para poder capturá-lo.

O roteiro erra em mostrar o criminoso só após uma hora de projeção, e mesmo assim não o deixa ter muita personalidade: ele ataca primeiro um jornalista malandro e depois se deixa conquistar por uma moça cega, feita pelo hoje famosa Joan Allen. O resultado é lento, sem ação ou maiores conflitos, nem mesmo quando a família do policial é ameaçada. Tudo lembra para pior as outras versões.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo