UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Homem da Capa Preta (1986)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Um dos melhores filmes do diretor Sérgio Rezende, como sempre com produção de sua esposa Mariza Leão. É uma muito bem-sucedida biografia, com cuidada reprodução de época e muita autenticidade (a família de Tenório ajudou e até filmaram na fortaleza dele em Caxias, restaurada pela produção), com excelente fotografia de César Charlone (que depois seria consagrado com "Cidade de Deus") e o acerto da interpretação de Wilker num de seus grandes momentos.

Também a galeria de coadjuvantes é muito boa, em especial os policiais interpretados por Tonico Pereira e Paulo Villaça. E Marieta Severo brilha no pequeno papel, quase sem diálogo, da esposa do deputado (que lhe valeu prêmio em Gramado).

Não faz o louvor do protagonista, nem o humaniza em excesso. Pelo contrário, ressalta suas contradições, funcionando como retrato da política brasileira. Mas também como filme policial de gângster. Foi um grande sucesso na época e também recebeu os prêmios em Gramado para Filme, Ator, Trilha Musical e o do Público.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo