UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Punhos de Dragão (1986)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 3

Depois do sucesso de sua estréia cinematográfica com a trilogia "O Templo de Shaolin", um jovem Jet Li teve a oportunidade de dirigir seu primeiro filme, com apenas 23 anos de idade. O resultado foi este "Punhos de Dragão", que mostra o ponto de vista do astro e seu descontentamento com o governo de seu país, que de acordo com ele discrimina seus próprios cidadãos enquanto dá regalias aos estrangeiros.

Aqui Jet Li interpreta um soldado que lutou na 2ª Guerra Mundial e retorna à sua cidade, que recebe os soldados americanos como heróis e ignora a atuação de seus próprios soldados, e acaba criando um conflito com um bando de americanos encrenqueiros. O astro chinês foi apenas razoável em sua primeira e única tentativa como diretor e consegue passar apenas parte de seu pessimismo. Mas este é com certeza um de seus filmes mais sombrios, refletindo até mesmo nas cenas de luta, com estilo bem diferente de outros trabalhos dele, onde ele apanha bastante, mas no geral são bem competentes, sem uso de cabos e outros artifícios.

Infelizmente a cópia não ajuda, a imagem é cheia de defeitos e é muito escura, algo que acontece em todas as versões desta fita lançadas pelo mundo, já que o filme não foi remasterizado. Foi lançado anteriormente em vídeo no Brasil com o nome de "Nascido para Vencer". Não confundir com o filme "Os Punhos do Dragão", com Jackie Chan.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo