UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Salvador (1986)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Foi visto na época como uma espécie de "anti-Rambo". Enquanto os filmes contemporâneos louvavam o presidente Reagan, Oliver Stone fez uma fita de esquerda, contestando a ação norte-americana na América Central.

Foi apenas o terceiro filme dele como diretor, e o primeiro projeto pessoal. Rodado no México com orçamento modesto (5 milhões de dólares), Stone procurou sintetizar no roteiro, toda a história recente de El Salvador.

O protagonista jornalista é fictício, mas o fotógrafo da Newsweeké inspirado em John Hoegland, que morreu em 16 de março de 1984, numa emboscada mal explicada. Curiosamente criaram um personagem de anti-herói, um personagem responsável, de caráter duvidoso, que aos poucos, por causado amor de uma mulher salvadorenha se envolve no conflito Woods que, em geral, fazia vilão e é uma escolha discutível, embora tenha sido indicado ao Oscar (foi também indicado como Roteiro Original).

Mais do que uma história, Stone quer ilustrar os problemas de um país e de um povo aprisionado entre dois fogos: um governo corrupto, um exército violento euma guerrilha dividida e mal preparada. E naturalmente o ineficiente e imperialista governo americano. Apesar de um pouco longo, com excesso deincidentes e uma trama artificial, é bem realizado, absorvente e inteligente. Tinha nos cinemas o sub-título de "O Martírio de um Povo".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo