UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Veludo Azul - Edição Especial (1986)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 5

Depois da decepção de "Duna" , Lynch volta à forma (e ganhou até indicação ao Oscar) num filme perturbador (premiado em Stiges, Avoriaze Montreal). Não é para qualquer um (é possível que você se ofenda com algum material), mas pode ser um jogo fascinante.


Lynch tenta mostrar a corrupção por trás de uma idílica cidadezinha americana Um rapaz (Kyle, surpreendente), volta para casa em Lumberton (que parece estar ainda nosanos 50), onde se envolve com a filha de um policial (Laura) ao descobrir uma orelha no parque. A polícia ordena que não interfira no assunto, mas ele investiga por conta própria, entrando na casa de uma cantora (Isabella)que parece suspeita. Acaba assistindo à visita de um gângster psicopata (Hopper, numa das criações mais sinistras e carismáticas). Ele acaba mergulhando de cabeça naquele mundo ao tentar salvar o marido e o filho da cantora O filme vai ficando cada vez mais estranho, com personagens bizarros (o homossexual feito por Stockwell), violentos e curiosos.

Uma raridade no cinema atual: o filme mexe com sensualidade e tortura, suspense e morte; tem um clima permanente de expectativa. Mesmo que você deteste e seja repelido por ele, é impossível negar seu charme e brilhantismo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo