UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Cobra Verde (1987)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

O grande diretor alemão Werner Herzog gostou tanto da verdadeira epopéia que foi filmar o bizarro épico "Fitzcarraldo" (1982) na Amazônia, que voltou poucos anos depois para filmar novamente no país (e utilizando outra vez o brasileiro José Lewgoy). Foi a última vez em que ele trabalhou com seu habitual colaborador, o exótico Klaus Kinski (1926-91), um ator impossível de dissociar da filmografia de Herzog e com quem o diretor brigou mais do que o normal nas filmagens, na verdade, uma relação de amor e ódio que gerou até um documentário de Herzog, "Meu Melhor Inimigo" ("Mein Liebster Feind", 1999), onde ele define Kinski como incontrolável.

É justamente a persona do ator que define este delirante filme, rodado não só no Brasil mas também na Colômbia e principalmente na África, em que ele faz um bandido maníaco que é mandado para a África (como castigo por ter engravidado as filhas do patrão, feito pelo brasileiro Lewgoy) para reativar o tráfico de escravos e acaba se envolvendo com as lutas tribais por poder, em uma sucessão de episódios inesperados repletos de figuras bizarras (inclusive um imenso exército de amazonas negras).

Ou seja, Herzog retoma alguns de seus temas prediletos, vindos desde "Aguirre, A Cólera dos Deuses" (1972): o homem contra a natureza e os elementos primitivos do mundo revelando toda sua violência, incapacidade de compreensão e seu próprio primitivismo, protagonistas ensandecidos cuja insanidade empalidece frente à loucura dos fatos, um ambiente histórico que no entanto parece em tudo irreal e extremo. Ainda que não esteja entre suas obras-primas, é mais um filme surpreendente e intrigante deste grande diretor. Edição traz cópia de excelente qualidade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo