UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Ele, O Boto (1987)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Depois de "Inocência", o diretor Walter Lima Jr. fez esta outra adaptação de um roteiro antigo do diretor de "O Cangaceiro", Lima Barreto (a atriz Vanja Orico, que também tinha projeto parecido, faz minúscula participação especial no filme e é creditada pela idéia). É dedicado a outro cineasta, Mário Peixoto (de "Limite"). I

nspirado em lendas do Norte do país, da região do Amazonas, onde as mulheres que aparecem grávidas solteiras (ou por adultério) dizem ser culpa dos botos, que se transformariam em homens bonitos para conquistá-las. Isso ganha vida na figura estranha mas fascinante feita por Carlos Alberto Ricelli, um ator sempre subestimado (que compõe um tipo diferente e que poderia ser discutível e falso, mas que funciona).

Ney faz um pescador rico que explora os outros pescadores, Rolando Boldrin é o narrador (dizendo texto co-escrito por Affonso Romano de Santanna), mas o filme é notável por ter revelado a jovem paraense Dira Paes (de "Floresta de Esmeraldas" e "O Casamento de Louise"), que continua a fazer carreira ("2 Filhos de Francisco").

Cássia Kiss, jovem e muito bonita em início de carreira, tem o seu melhor momento em cinema. A boa cópia é fiel à beleza original do filme, com o visual extremamente caprichado característico do cinema de Lima Jr., e com imagens notáveis dos golfinhos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo