UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Tubarão 4: A Vingança (1987)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 2

A série Tubarão se encerrou de forma melancólica com este decepcionante filme, dirigido de forma desleixada por um veterano diretor de TV. Parte de uma premissa até interessante, de que os tubarões de alguma maneira identificam e perseguem os membros da família Brody.

O pai deles, originalmente interpretado por Roy Scheider (que o roteiro convenientemente informa ter morrido), chega a aparecer em imagens do filme original. Sobra para a viúva,Lorraine Gary, repetindo o papel dos dois primeiros filmes. Na vida real, ela era casada com o CEO da Universal MCA, Sid Sheimberg, e saiu da aposentadoria para este filme de despedida.

Após o filho mais novo ser morto por um imenso tubarão branco na cidade natal deles, parte para as Bahamas a fim de alertar e proteger o mais velho, que é biólogo marinho. O filme ignora por completo "Tubarão 3", modificando os personagens dos filhos adultos e tenta forçar uma ligação com o filme original (a tal ponto que, quem não o viu, não vai entender alguns pontos).

Mas o roteiro é muito ruim e cheio de buracos, com uma primeira hora arrastada que aborrece o espectador, repleta de psicologismos e tramas familiares que não levam a nada, e um clímax corrido e absolutamente anti-climático, até meio ridículo.

Talvez feito assim para esconder a precariedade do tubarão, evidentemente um boneco, sem dúvida o pior da série. Michael Caine aparece como um piloto de avião bem-humorado que paquera Lorraine, sem ter mais nada para fazer, em um daqueles papéis que ninguém entende porque ele aceita.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo