UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Atraiçoados (1988)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

O mestre do cinema político, Costa-Gavras, teve uma bem sucedida fase norte-americana em que conseguiu abordar temas polêmicos como a influência americana no golpe do Chile ("Desaparecido", 1982), o julgamento de ex-nazistas ("Muito mais que um Crime", 1989) e a corrupção do jornalismo ("O Quarto Poder", 1997).

Aqui ele também fez um bom e corajoso trabalho, inspirando-se num fato real (que também deu origem a "Talk Radio", de Oliver Stone). Mas usou um roteiro de Joe Esterhaz (que depois faria "Instinto Selvagem" e "Invasão da Privacidade") e uma atriz que estava na moda no momento, Debra.

Preferiu contar de forma humana e até romântica a denúncia da existência de organizações de ultra-direita por todo o interior americano, pregando idéias racistas de supremacia branca e perigosas. Mas a maneira de envolver o espectador é fazendo o público acreditar no dilema da heroína, que se apaixona pelo fazendeiro que pode ser também um fascista. Os americanos não apreciam muito o filme que funciona melhor para os estrangeiros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo