UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Aventura

Batman (1989)

Resenha por Claudio Prandoni

Claudio Prandoni

Da redação 11/10/2009
Nota 1

A incursão cinematográfica do justiceiro Batman, em 1989, refletiu de forma diluída, porém competente, o estilo sombrio e maduro que os gibis do herói exibiam na época.

Dirigido por Tim Burton, "Batman" mostra o estilo peculiar do diretor. O grande destaque dado ao vilão da história, o Coringa, interpretado de forma empolgante e marcante por Jack Nicholson, é uma das grandes sacadas de Burton.

No mais, trata-se de uma história interessante, mas de poucas emoções - bem diferente do carrossel de adrenalina que acostumamos a ver atualmente em filmes de super-heróis. Michael Keaton não compromete, mas também não encanta no papel de protagonista duplo, Batman e Bruce Wayne. Igualmente, Kim Basinger vale mais pela beleza encantadora - mesmo com o pouco charmoso penteado e moda dos anos 80 - do que exatamente pela atuação. Já Michael Gough faz um mordomo Alfred discreto, mas interessante quando aparece em cena - o que voltaria a se repetir com a mesma competência nos três filmes posteriores.

Impossível falar de "Batman" sem citar o esmero na produção. Os cenários grandiosos, efeitos especiais, cenas de ação, veículos, armas e, principalmente, figurinos, estabeleceram um novo e elevado patamar para filmes de heróis das histórias em quadrinhos.

O relançamento em Blu-ray pouco se aproveita da alta definição permitida pelo disco, visto que a tecnologia de filmagem da época produzia qualidade inferior à que hoje se pode reproduzir. Contudo, o amplo espaço da mídia é aproveitado de maneira sensacional com mais de uma dúzia de extras.

Os destaques ficam para um pequeno vídeo com o criador do herói, Bob Kane, que comenta a emoção de acompanhar a produção do filme e um storyboard animado de uma sequência descartada na qual o ajudante Robin faria uma pequena aparição.

Para completar, detalhes minuciosos da produção de cada aspecto da obra, perfis dos principais personagens e os bizarríssimos videoclipes com as músicas do cantor Prince produzidas especialmente para "Batman".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo