UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Romance

Contos de Nova York (1989)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 3

Não apenas os diretores são famosos mas também os diretores de fotografia, que eram os melhores do mundo naquele momento, o sueco Sven Nykvist para Woody, o cubano Nestor Almendros para Scorsese e o italiano Vittorio Storaro para Coppola. Mas o resultado é irregular. No fundo, uma boa idéia que não resultou. Nenhum deles estava inspirado.

Scorsese fez uma fita média sobre o romance entre um pintor (o já deficiente Nolte) e uma garota que o despreza (Rosanna). Tem música nostálgica, descrição curiosa do ambiente das artes, pontas de gente famosa, mas não acrescenta nada.

Coppola teve a ajuda da filha Sofia, hoje diretora, no roteiro de "Vida Sem Zoe", sobre uma pobre menina rica que vive sozinha num ambiente luxuoso, no Central Park West. Leve e tolinho demais dando uma visão turística de Nova York.

Allen quase salva a fita com seu sketch final, criativo e coerente. É uma sátira a todas as super-mães judias. Ele próprio faz o herói que tem problemas com a mãe que depois de sumir, retorna gigante nos céus da cidade, contando a vida dele para todo mundo. Ou seja, faz rir. O que é mais que se pode dizer dos outros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo