UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Mahabharata (1989)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 18/11/2008
Nota 1

Feito originalmente para a TV como minissérie, sai em edição especial com 3 DVDs este célebre cult em que o famoso diretor teatral Peter Brook registra o que foi sua monumental montagem teatral do livro hindu que narra a luta entre clãs rivais para decidir o controle do mundo. Os momentos que antecedem o confronto final, conhecido como Batalha de Kurukshetra, compõem o trecho mais famoso do poema conhecido como Baghavad Gita ("Canção do Divino Mestre"). É quando o príncipe Arjuna, em crise de consciência por estar combatendo amigos e familiares, cogita desistir da luta e entra em diálogo com o deus Krishna, que o convence de que aquela guerra faz parte do destino do seu povo e não pode ser evitada.

"A Grande História dos Bharatas", a tradução literal, é o principal épico religioso da civilização indiana e também o maior poema de todos os tempos, com cerca de 200 mil versos. Em sânscrito, bharatas quer dizer "saqueadores", termo que deu nome às tribos arianas que teriam ocupado a Índia em torno de 1.700 a.C.

Nesse "grande poema do mundo", revelam-se as origens de crenças, lendas e personagens mitológicos da cultura oriental. Não é um filme fácil de seguir, exigindo abnegação e disponibilidade. Mas interessa a budistas em particular: a iluminação, a presença dos deuses entre os humanos, a crença no karma e no dharma. Atores e atrizes de 42 países estão reunidos neste filme que ganhou prêmio do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e um prêmio Emmy.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo