UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Noites Com Sol (1990)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Este foi mais um belo filme de Paolo e Vittorio Taviani, de sua notável produção dos anos 90. A extrema sensibilidade e humanidade, a cuidada direção de atores, a câmera sempre surpreendente e viva.

Tudo que caracteriza o trabalho dos irmãos (que dirigem em parceira, dividindo a gravação dos planos entre si) está aqui, nessa adaptação livre de um livro menos conhecido de Tolstoi, "Padre Sérgio", que lida com alguns dos temas mais caros ao grande escritor russo: o misticismo, a busca pela paz na simplicidade, a sensualidade.

A sóbria atuação de Julian Sands ("Os Gritos do Silêncio", "Vatel") e a trilha musical delicada e poética de Nicola Piovani colaboram para a beleza do conjunto. Como outros filmes dos Taviani, este foge da obviedade e das certezas, deixando para o espectador a tarefa de refletir e tirar suas conclusões. Merece ser descoberto.

A capinha dá destaque ao nome e a figura de Nastassja Kinski, mas na verdade ela faz apenas uma pequena participação especial (apesar de seu personagem ser crucial para a história).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo