UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

O Pai da Noiva (1991)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Começa com Steve falando diretamente para a câmera. Uma das poucas inovações desta refilmagem da comédia clássica "O Papai da Noiva" (50) de Vincent Minnelli (disponível em DVD) com Spencer Tracy como o personagem do pai (mas não conseguiram uma nova Elizabeth Taylor para ser a noiva, a escolhida foi uma novata chamada Kimberly Williams que depois só fez coisa menores).

Apesar disso, o filme funciona bem, atualizando a ação sem perder o tom de comédia romântica e de costumes. Afinal, a situação básica é universal (e foi muitas vezes feita em diversas etnias, inclusive Grega).

Martin é formidável e transforma o filme num show particular, mas uma ponta de Martin Short não fica atrás. Foi indicado para o prêmio da MTV de Melhor Comediante (Steve) e Revelação (Kimberly). Saiu também num box especial de colecionador com a continuação "O Pai da Noiva II" (1995) feita com a mesma equipe.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 4

A versão de 1991 com Steve Martin foi inspirada nesta comédia clássica da Metro, que era uma produção modesta mas fez tanto sucesso que teve uma continuação ("O Netinho do Papai") com mesmo elenco e direção (e depois também refilmagem), girando em torno do primeiro filho do casal. Foi feito na época em que a própria Elizabeth estava no seu primeiro casamento e traz como extras dois cine jornais ("Casamento para Elizabeth Taylor" e "Presidente Truman encontra-se com O Pai da Noiva"), além de trailer de cinema e filmografia.

O filme esta já em domínio público mas esta é uma cópia original e oficial. Foi indicado aos Oscars de Ator (Tracy), Roteiro Original e também Melhor Filme do ano. Mas é basicamente uma comédia de costumes divertida e simpática, fácil da gente se identificar. A edição nacional atual usa o título errado, o certo é "O Papai da Noiva".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo