UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Aconteceu na Primavera (1993)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Bonito drama histórico dirigido pelos irmãos Taviani. Como em outros filmes de época deles, este, baseado em lendas da região da Toscana, também tem um clima atemporal e mítico. Esta sensação é reforçada pela boa idéia de fazer o ramo contemporâneo da família, que serve como fio condutor da história, viajar para o campo em um carro moderno que sugere uma máquina do tempo.

Também é interessante a tese central, de que os homens com sua ânsia pelas riquezas e poder atrapalham tudo ao impedir as mulheres de agirem pensando apenas no amor. Muito bem fotografado, com bom elenco (em especial as crianças) e sensível trilha musical de Nicola Piovani, mantém o padrão de qualidade da dupla de irmãos, que já havia realizado obras-primas como "Pai Patrão" ("Padre Padrone", 1977) e "A Noite de São Lourenço" ("La Notte di San Lorenzo", 1982), e chegou a concorrer a Palma de Ouro em Cannes.

O título original se refere ao modo como o soldado francês chama sua amada, inspirado no nome do mês de maio segundo o calendário adotado na França pela Revolução. A edição é boa mas a cópia falha em alguns momentos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo