UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Ásia - A Invencível (1993)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

O título de "Ásia - A Invencível", mesmo em seu título oficial em inglês, esconde que, na verdade, este filme é a parte final de uma confusa trilogia produzida por Tsui Hark chamada "Swordsman" - ambiciosa adaptação de um romance chinês de mais de duas mil páginas. O primeiro foi problemático: o lendário diretor King Hu largou a produção pela metade, e o resultado (montado com participação de três outros diretores, Tony Ching, Raymond Lee e o próprio Hark) é tão irregular que o filme é freqüentemente deixado em segundo plano, servindo apenas como introdução para sua famosa continuação, "Swordsman II", estrelada por Jet Li, que apresentou a personagem de Ásia. Ou seja, nesta terceira parte realmente pegamos grande parte da história desenvolvida, lidando com suas repercussões, o que já deixa qualquer um perdido.

Se serve de consolo, mesmo aqueles que assistem às 3 partes juntas têm dificuldades em entender o enredo, que aqui foca na vingança do demônio Ásia, que passa a perder o controle e fica com sede de sangue. Ainda que o desenvolvimento da trama deixe a desejar, este é mais um belo trabalho de Brigitte Lin, grande atriz que nos anos 90 fez vários papéis em fitas de fantasia (incluindo o cultuado "Entre o Amor e a Glória", de Ronny Yu), em uma fita ágil e exótica, com lutas que desafiam a gravidade e situações bizarras.

Por fim, ásia não é um tipo de filme para o público geral, só mesmo os aficcionados por fitas orientais devem curtir, portanto cuidado. A versão lançada no Brasil é a oficial, traz alguns defeitos menores na imagem,como na maioria dos filmes chineses, ainda que exista uma versão alternativa lançada em alguns países asiáticos com um resumo completo do filme anterior, mostrando claramente o personagem de Jet Li.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo