UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

No embalo da onda de Westerns produzidos após o sucesso de "Os Imperdoáveis", de 1992, dois filmes contando a história do xerife Wyatt Earp foram produzidos para estrear no mesmo ano: este "Tombstone", que se foca na fase do lendário tiroteio do O.K. Curral, e um mais ambicioso, chamado simplesmente "Wyatt Earp", contando todas as fases da vida do xerife, interpretado por Kevin Costner. Os dois curiosamente também saíram no Brasil na mesma época. Ao contrário do que se imaginava, este aqui estreou primeiro e fez muito mais sucesso, tanto de público quanto de crítica, num surpreendente trabalho de Cosmatos, o mesmo diretor de "Rambo II - A Missão".

Na verdade o trunfo do filme é o seu elenco, repleto de nomes famosos, que tem química, tornando a fita agradável de se ver. Em especial quando Val Kilmer aparece, numa brilhante interpretação do trapaceiro mas fiel amigo de Earp, Doc Holliday, à beira da morte por tuberculose (a interpretação de Kilmer, como tudo que ele faz, é muito discutível e por vezes exagerado).

Aliado ao seu ritmo ágil, muitos críticos se referem à fita como um faroeste pop, o que pode aumentar seu interesse (ou não?). Mas ela se estica além do famoso tiroteio no Curral OK sem necessidade. Robert Mitchum, que teria participação na fita, logo nos primeiros dias de filmagem se acidentou e seu papel foi cortado do roteiro, mas ele ainda empresta sua voz como narrador do filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo