UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Musical

A Roda da Fortuna (1994)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 03/05/2005
Nota 5

Musical da MGM produzido pelo grande Arthur Freed, "A Roda da Fortuna" é considerado um dos grandes do gênero. Até por ter revelado a canção "That's Entertainment", que depois serviria como hino oficial do estúdio e da trilogia de documentários sobre sua produção. Tem roteiro da consagrada dupla Betty Cohdem e Adolphe Green (de "Cantando na Chuva).

Freed usou apenas o título de um antigo musical da Broadway (que tinha Fred Astaire e a irmã dele, Adele), junto de um roteiro original que é mero pretexto, para apresentar números musicais muito bem encenados. Alguns deles são antológicos, como a dança no Central Park (em estúdio) dos protagonistas, no "Dancing in the Dark" (com arranjo fantástico e coreografia delicada e antológica de Michael Kidd, o mesmo de "Sete Noivas para Sete Irmãs"). O filme tem outro ponto alto, que é o excepcional balé da cena final com mais de 10 minutos, "The Girl Hunt Ballet", onde se procura parodiar uma história de detetives à la Pulp Fiction (não o filme, mas os livros baratos do gênero policial).

Em "A Roda da Fortuna", Astaire é o narrador de uma trama de assassinato que envolve uma femme fatale, toda dançada, com a bailarina e atriz Cyd Charisse no melhor momento de seu estrelato (e também de suas lendárias pernas). O filme chegou a ser indicado para Oscar de roteiro, figurino e trilha musical. Foi o único filme que Fred Astaire e Jack Buchanan, considerado o Astaire inglês, fizeram juntos. A trama reflete algumas situações reais, pois a carreira de Astaire também estava em crise, já que estava aposentado e que achava Cyd Charisse alta demais _por isso ela usa salto baixo no musical.

Entre outras curiosidades estão a de que os personagens feitos por Nanette Fabray e Oscar Levant são inspirados nos próprios roteiristas do filme, Betty Comden e Adolph Green. Entre as outras boas canções deste musical estão "By My Self", o número "Triplet"s (em que os atores fazem de joelhos!) e os solos de Astaire em "A Shine on Your Shoes", "I Guess I'll Have to Change my Plans" e "I Love Luisa" _uma sátira às operetas. A qualidade do filme fica acentuada nesta edição em DVD, que falha apenas em não trazer o número "Two Faced Woman" (com Cyd Charisse), cortado da versão original, e cenas não utilizadas que estão presentes na edição norte-americana e por alguma razão não estão na edição nacional. "A Roda da Fortuna" está fora do box de DVDs "Da Broadway para Hollywood", mas foi lançado simultaneamente em edição especial com dois discos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo