UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

ER Plantão Médico - A 1ª Temporada Completa (1994)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 5

Com o sucesso de "Jurassic Park" em 1993, o médico e escritor do livro original (e também cineasta), Michael Crichton, se associou novamente à Amblin de Steven Spielberg para resgatar um antigo projeto, escrito na década de 70, sobre o dia a dia de uma sala de emergência na cidade de Chicago.

Assim foi criada a série "E.R." (que levou o nome de "Plantão Médico" ao ser exibido inicialmente na TV Globo), que logo virou um dos maiores sucessos da rede NBC, transformando em astros Anthony Edwards (que já era veterano no cinema, "Gotcha! - Uma Arma do Barulho" e "Top Gun - Ases Indomáveis"), Noah Wyle, Julianna Margulies e, principalmente, George Clooney (até então protagonista de filmes de quinta categoria, como "Red Surf" e "A Volta dos Tomates Assassinos").

É muito fácil descobrir o motivo de tanto êxito; ao contrário de seriados sobre médicos de antigamente (geralmente situados em períodos históricos como "M.A.S.H.", "China Beach" ou "Dr. Quinn"), aqui o drama se desenrola nos dias de hoje, de maneira realística e com ritmo frenético, sem nunca deixar de explorar a vida e a personalidade de seus personagens.

O sucesso gerou várias imitações e concorrentes, como "'Chicago Hope" e "Presidio Med", que geralmente exploravam de maneira melhor seus personagens que "E.R.", mas falhavam ao nunca conseguir equilibrar este lado com a tensão no tratamento dos pacientes e suas repercussões. Talvez por isso a série tenha tanto fôlego (mais de 10 temporadas) mesmo com mudanças radicais no elenco e na equipe de produção.

Nesta primeira temporada, somos apresentados ao elenco original: a enfermeira Heathaway (Margulies), que se recupera de uma misteriosa tentativa de suicídio e tenta equilibrar seu relacionamento com o Dr. Ross (Clooney). Temos, além disso, o Dr. Green (Edwards), que tenta manter uma vida normal fora do trabalho e quase se casa com a Dra. Lewis (Stringfield) e o residente Carter (Wyle), que pena para seguir o ritmo de seu mentor, o Dr. Benton (La Salle).

Como dito antes, todos esses relacionamentos são equilibrados de forma magistral com os momentos-chave da trama, justamente os atendimentos de emergência, que ditam toda a atmosfera do programa. A performance do grupo é bem sólida, contando aí o elenco de convidados com vários nomes de peso (os inimigos de Clooney dizem que sua fama tenha mais a ver com sua amizade com o diretor Quentin Tarantino - se esquecendo que ele é o galã da série e que tem inegável apelo para o público feminino - que dirigiu um episódio da série e depois levou Clooney a participar ao seu lado de "Um Drink no Inferno", de Robert Rodriguez).

"E.R." é uma série já clássica e envolvente que os fãs acham que melhora ainda mais com o tempo, já que com o passar das temporadas podemos ver que todos os personagens se desenvolvem e evoluem gradativamente, e passamos até a tratá-los como velhos amigos e conhecidos. Imperdível.

A caixa com a primeira temporada traz os seguintes episódios: Primeiro Dia (Piloto 1ª Parte)/Day One (The Longest Day Part 1); A Volta (Piloto 2ª Parte)/Going Home (The Longest Day Part 2); Atropelamento/Hit and Run; Naquela Noite Boa/Into That Good Night; No Calor de Chicago/Chicago Heat; Outro Dia Perfeito/Another Perfect Day; Nove Horas e Meia/9 ½ Hours; Emergência Confidencial/ER Confidential; Nevasca/Blizzard; O Presente/The Gift; Feliz Ano Novo/Happy New Year; Tomando Decisões/Luck of the Draw; Um Longo Dia de Trabalho/Long Day's Journey; 5 de Fevereiro de 95/Feb. 5 '95; Dia dos Namorados/Make of Two Hearts; A Festa de Aniversário/The Birthday Party; Insônia em Chicago/Sleepless in Chicago; Problemas no Parto/Love's Labor Lost; Lua Cheia Noite de Sábado/Full Moon Saturday Night; Castelos de Cartas/House of Cards; Homens Planejam, Deus Ri/Men Plan God Laughs; Amor entre as Ruínas/Love Among the Ruins; Maternidade/Motherhood; Tudo é Novo Outra Vez/Everything Old is New Again.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo