UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror,Aventura

O Corvo (1994)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Uma das situações mais trágicas do cinema. Brandon Lee (1965-93), único filho do lendário Bruce Lee, foi assassinado durante as filmagens quando em plena ação, foi atingido por balas de verdade que ninguém soube explicar como foram parar no lugar das balas de festim (um inquérito pouco revelou, concluindo como morte acidental). Um absurdo que deixou margem à muita especulação, até porque a morte do pai também nunca ficou muito clara.

Uma pena, porque o jovem estava começando a se firmar como ator e astro do gênero ação. E esta era sua melhor chance, fazendo uma adaptação de uma história em quadrinhos conduzida por um diretor de clips bastante ambicioso Proyas (que fez "Dark City" e "Eu, Robô").

Ele conseguiu montar o filme mesmo com algumas cenas faltando (foi usado dublê, por sorte o personagem usava maquiagem). E foi sucesso (tanto que teve continuações em 1996, 98, 2000 e 2005, e até uma refilmagem em 2000, progressivamente piores). Apesar de tantos problemas, e do resultado mórbido (é penoso assistir um filme sobre alguém que morreu e não descansou, quando se sabe que o ator teve um destino parecido), o filme resulta interessante e talentoso, conseguindo envolver e interessar.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 1

Terror cômico do diretor e produtor Corman, rei do baixo orçamento. Apenas muito remotamente inspirado no poema de Edgar Allan Poe, esse é até muito bem realizado pelos padrões de Corman, com cenários bonitos e bons efeitos especiais, no que é basicamente uma longa 'gag' sobre dois bruxos com poderes equivalentes e que se enfrentam, com resultados hilários.

O lendário trio central (Price, Lorre e Karloff) nunca havia trabalhado junto antes e por vezes parece se divertir até mais do que o público. Mas de qualquer modo o filme funciona muito bem, provocando muita risada (em especial Lorre, que improvisava bastante no set, para desespero de Karloff, que se restringia ao roteiro) e mantendo o charme até hoje.

Nicholson estava em começo de carreira e faz o papel pequeno do filho de Lorre. O roteirista Richard Matheson é muito lembrado pelos episódios que escreveu para a série de TV "Além da Imaginação" ("The Twilight Zone", 1959) e os filmes "Encurralado" e "Em Algum Lugar do Passado". Faz parte do Box "Coleção Vincent Price".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo