UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Wyatt Earp (1994)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Rodado ao mesmo tempo que Tombstone, durante a onda de filmes de faroeste desencadeada pelo sucesso de "Os Imperdoáveis", este "Wyatt Earp" ficou na prateleira para não bater de frente com seu concorrente, estreando somente no ano seguinte com bilheteria fraca (arrecadou U$ 25 milhões, enquanto o outro fez mais que o dobro). Não que seja um filme ruim, na verdade é uma boa história sobre o herói americano, que conta grande parte de sua vida, mas sofre por ser ambicioso demais, a duração é excessiva (Costner gosta de filmes longos e lentos) e algumas passagens são bastante aborrecidas.

A exemplo de Tombstone, o filme tem um grande elenco, com atenção especial a Dennis Quaid, que perdeu quase 15 kg para sua ótima performance como Doc Holliday (que assim como Val Kilmer na outra fita, tenta roubar o filme. Nem por isso consegue ser carismático ou chega a convencer), e é claro, a Hackman, que participa de seu terceiro Western no período (antes no citado "Os Imperdoáveis" e "Gerônimo - Uma Lenda Americana" - depois fez ainda "Rápida e Mortal") como o patriarca da família.

O filme dá um bom retrato do Costner da época, pomposo, pretensioso, vazio, ainda que Classe A. Foi o começo de uma fase ruim que ainda não passou.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo