UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Ódio (1995)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 12/06/2007
Nota 1

Marcou época este drama rodado em preto e branco, um dos primeiros a denunciar a violência nos bairros da periferia de Paris, que mais tarde iria explodir em manifestações de rua. Ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes e os prêmios César de melhor filme, produção e montagem. Durante muito tempo Jodie Foster pensou em fazer uma versão americana. É um filme forte, vigoroso e muito influente

Os personagens centrais são três rapazes pobres que moram num mesmo conjunto habitacional da periferia de Paris. Um é judeu, outro norte-africano e o outro é negro e lutador de boxe. Eles declaram guerra à polícia depois que um amigo deles, árabe, é espancado durante um interrogatório e entra em coma.

O diretor e roteirista Matthieu Kassovitz não cumpriu a promessa em seus trabalhos posteriores, entre eles várias atuações como intérprete e uma incursão em Hollywood. "O Ódio" transformou em astro o ator Vincent Cassel, filho de Jean-Pierre Cassel (o "Fred Astaire francês", que morreu recentemente) e marido da atriz Monica Belucci.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo