UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense,Terror

Maldição (1996)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Provavelmente o menos conhecido filme americano de Lang, principalmente porque foi produzido por um independente Fidelity Pictures (distribuído pela pequena Republic) e embora tenha ido razoavelmente nos EUA, mal passou no exterior e depois por isso ficou inacessível (criando uma falsa reputação de clássico perdido).

Na verdade, é uma fita B, toda rodada em cenários de estúdio, totalmente artificiais. Um conto gótico baseado em livro de A. P. Herbert ("Floodtide", de 1921) prejudicado pelo elenco de segunda linha (particularmente ruim é Hayward, que não dá para entender como foi um astro, mas Bowman como o irmão é um primor de inexpressividade).

Contam que Lang estava, durante as filmagens, no auge de sua rabugice e assustou todos com seu mau humor e grosseria. Deve ter ficado assustado com a fragilidade da trama que o obrigou a recorrer a ângulos inusitados e claro-escuro de sombras expressionistas (tem gente que acha que é seu filme mais expressionista que fez nos EUA).

Talvez por isso Lang o tinha em grande estima. Ele queria uma atriz negra para fazer a empregada mas os produtores recusaram.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo