UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Ouro de Ulysses (1997)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Quem diria que depois de 35 anos de carreira, Peter Fonda finalmente se tornaria um bom ator. As indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro foram merecidas.

O ex-ícone da Contracultura, aos 59 anos, acabou se tornando a imagem viva de seu pai. Por um curioso processo de atavismo, o outrora rebelde Peter acabou assumindo na tela a imagem de integridade, firmeza e confiança que o pai dele, Henry Fonda, personificava.

O que antigamente parecia inexpressividade, agora se transformou em minimalismo. A câmera parece fotografar o interior, a alma do ator, que não faz um gestoa mais, um exagero, pintando um retrato humano de um personagem taciturno e amargurado. Não há dúvida que Peter conhece e se identifica com Ulee (ninguém o chama de Ulysses, como no título nacional). Como um herói de faroeste, Ulee é um solitário que fala muito pouco. O filme recusa grandes cenas de ação. Por isso, não espere uma fita eletrizante. Tudo é deliberadamente lento, como se ritmado pelo andar do herói cansado.

Há até personagens mal delineados, como o da enfermeira feita por Patricia Richardson. Mas há um grande prazer em ver Peter dar a melhor interpretação de toda a sua carreira. Cópia escura e de qualidade irregular.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo