UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura,Guerra

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

Premiado com o Oscar de Direção (o segundo para Spielberg), Fotografia, Montagem, Som e Efeitos de Som, também indicado para Melhor Filme, Ator (Hanks), Roteiro, Maquiagem, Trilha Musical e Direção de Arte. Tem um prólogo muito discutível quando mostra um veterano de guerra recordando como foi sua aventura na Segunda Guerra Mundial (o problema é que ele vai se lembrar de coisas que nunca sucederam com ele).

Depois segue-se uma seqüência realmente espetacular, das mais fortes da história do cinema: justamente o desembarque na praia francesa de Omaha defendida pelos alemães. Spielberg conseguiu momentos únicos (filmando tudo como se fosse uma reportagem com câmera na mão, utilizando com brilhantismo os efeitos de som, dando a sensação brutal de que realmente o espectador está no meio da batalha). Infelizmente dali em diante o filme cai em clichês e convenções, enquanto ele tenta disfarçar quem seria o sobrevivente do prólogo.

Continua bem feito e outro ponto alto é a tomada de uma cidadezinha em ruínas - mas não evita o sentimentalismo típico do diretor. Em 2003 saiu uma nova edição, também dupla, com os mesmos extras da anterior, só que com áudio DTS (um dos melhores já produzidos. Recomendo o capítulo 2, do desembarque, para testar os recursos do som de seu Home Theater).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo