UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Oceano - O Fascinante Mundo Azul (1998)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Uma expedição até certo ponto histórica, pela Costa oceânica de Cuba. Esta é a primeira vez que os americanos exploram as profundezas do mar de lá, já que devido a questões políticas, os americanos, detentores da tecnologia própria para este tipo de pesquisa, nunca puderam desfrutar da fauna submarina daquele país.

Dividido em dois documentários, os dois são do mesmo programa "Forbidden Depths", e vemos a dificuldade da captura de espécimes nas profundezas (os mergulhadores usam um líquido anestésico leitoso para tentar pegá-los), o respeito com lagostas e outros bichos marinhos que estão no período de desova, a descoberta de novas espécies, peixes raros capturados (um deles o especialista afirmou estar procurando há 15 anos), um outro que Jacques Cousteau descobriu em "O Mundo Silencioso" (o esquisito Chaunax, que parece andar com suas nadadeiras nofundo do mar), análises de fontes de bioluminescência como água-vivas e plânctons, e o mais incrível, um filme em película achado ao lado de um navio alemão naufragado (provavelmente estava sobre domínio russo), que ainda estava em regular estado de conservação (claro que algumas parteshaviam se deteriorado), e já rodado em cores.

Depois de limpo, vemos um filme militar narrado em alemão, produzido durante a ocupação russa da Alemanha Oriental, comemorando o triunfo do Almirante da Reserva Victor Poshenko, um veterano soviético que comandou a Brigada de Barcos Torpedeiros, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas o documentário (somando os dois juntos) fica longo demais.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo