UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Eleição (1999)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Filmes para adolescentes ultimamente têm se tornado sinônimo de fita para débeis mentais. Nem sempre. Só aquelas que fazem sucesso. Existem algumas poucas que são inesperadamente inteligentes, espertas e com grandes sacadas.

É o caso deste, do diretor de uma fita brilhante e muito pouco vista chamada "Ruth em Questão/ Citizen Ruth", disponível em vídeo e uma das pouquíssimas a ter coragem de ao menos discutir a questão do aborto legalizado.

Desta vez, ele foi menos ambicioso, ainda que alegórico. A eleição não é para nenhum cargo político de importância, mas simplesmente de líder estudantil numa escola americana qualquer de Ensino Fundamental. E quem deve ganhar é uma daquelas garotinhas que você certamente já conheceu de perto, CDF, ambiciosa, capaz de vender a própria mãe e entregar (feita por Reese Whitherspoon, de "Legalmente Loira", que tem a aparência perfeita para personagem).

Mas um professor (Matthew Broderick, fazendo os trejeitos de sempre) decide barrá-la antes que seja tarde demais. Inventa um possível rival e, como numa eleição de verdade, começam a surgir as trapaças, as negociatas, as sujeiras, enfim a corrupção.

Qualquer semelhança com outras eleições e outras campanhas políticas não é mera coincidência. Sem exagerar na caricatura ou nos estereótipos, o filme faz rir e pensar. O que é muito raro hoje em dia. Foi também a fita que revelou o jovem galã Chris Klein ("American Pie").

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo