UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Crônica de uma Certa Nova York (2000)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 3

É bem curiosa a trajetória do ator Stanley Tucci. Ele tem um tipo italiano, meio careca e perfeito para fazer papéis de gangster e, em geral, coadjuvante. Mas há algum tempo optou também por ser diretor de modestas produções independentes de Nova York.

Acertou no primeiro filme, que co-assinou com o amigo Campbell Scott - o nostálgico e bonito "A GrandeNoite" (The Big Night, 1996), sobre um restaurante que está para fechar e espera a chegada de uma visita ilustre que nunca aparece. Mas depois sozinho fez uma grande besteira, sempre apoiado pelo elenco de amigos ilustres, até Woody Allen, com "Os Impostores" (The Impostors, 1998).

Aqui partiu para um projeto ainda mais difícil e menos comercial, embora mais bem sucedido dentro de sua pouca ambição. O título nacional até que é correto. É uma fita de arte, para um público especial e pequeno. Aqueles que irão se identificar com esta história inspirada em fatos reais, passada nos anos 40, sobre um jornalista (Joseph Mitchell - o próprio Tucci, que tenta fugir do estereotipo do gangster. Mas sem muito sucesso), que se interessa pela presença de uma espécie de filósofo vagabundo Joe Gould (o ator inglês Ian Holm), que vive errando pelos bares do Village de Nova York. Um intelectual alcoólatra que estaria sempre escrevendo um livro mítico.

Todos os queforam boêmios um dia irão identificar personagens parecidos com esse Joe Gould. E não será difícil entender o relacionamento complicado, porque Gould estará sempre pedindo dinheiro, se intrometendo, prometendo mostrar os manuscritos. Quase todos já tiveram na vida um Gould e serão capazes de adivinhar o desenlace. Conduzida com profissionalismo por Tucci, o filme porém fica num meio termo, ajudado pela competência de Holm, mas sem possibilidade de alçar maiores vôos. Confirma porém a seriedade dele como realizador ainda em busca do projeto certo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo