UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror

Ed Gein - O Serial Killer (2000)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 3
Ed Gein - O Serial Killer

Baseado na história real de Ed Gein, um psicopata americano que ficou famoso por roubar túmulos para esquartejar e depilar cadáveres e depois vestir roupas feitas com as peles dos mortos. Quando foi preso, em 1957, foram encontrados 15 corpos na casa de Gein, além de móveis enfeitados com órgãos humanos.

Ele alegou que não se lembrou de ter matado ninguém e foi enviado para asilos psiquiátricos, onde ficou preso até sua morte, em 1984, por causas naturais. Seus atos bizarros o tornaram uma espécie de ícone pop, com sites e fã-clubes dedicados a ele, principalmente depois de ter influenciado uma série de filmes.

O mais famoso é "O Massacre da Serra Elétrica", de onde o diretor/roteirista Tobe Hooper tirou o conceito do assassino Leatherface (e que na época de seu lançamento estampou nos cartazes do filme que tudo era baseado em fatos reais, o que não é correto). Esta biofilmografia, por mais estranho que possa parecer, não descamba para a violência que todos esperam de uma figura como essa.

Na verdade é um drama extremamente lento, que constrói o personagem de Gein aos poucos (com uma competente atuação de Railsback), e só vai mais além nos momentos finais (quando ele já está totalmente dominado pelo fantasma da mãe) e mesmo assim não chega a ter violência explícita. Aqueles que esperam muito sangue e tripas podem se decepcionar um pouco, encontrando apenas uma história interessante, mas sem muito impacto.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo