UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Eterno Amor (2000)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 03/08/2005
Nota 1

Quem gostou de "O Fabuloso Destino de Amélie" vai gostar desse novo trabalho da dupla Jean-Pierre Jeunet, diretor, e Audrey Tautou, atriz. É filme extremamente bem produzido, com incrível reconstrução de época, em ambientes, detalhes, ou mesmo imagens reproduzidas pela computação gráfica.

"Eterno Amor" foi indicado para dois Oscar, fotografia e direção de arte, e ganhou cinco César, o "Oscar" francês). Embora seja uma "lovestory", o tom é bem diferente.

Adaptado do romance de Sebastien Japrisot, passado durante a Primeira Guerra Mundial (pela qual o diretor se diz obcecado), o filme conta uma história de amor e fidelidade. A jovem Tautou faz Mathilde, que manca por causa da paralisia infantil e que espera o noivo Manech, convocado para a guerra e dado como morto.

Acontece que ele faz parte de um grupo de cinco soldados que se automutilaram para serem dispensados e, por isso, foram condenados à morte. Mas será que morreram mesmo? Anos depois do armistício, Mathilde, inconformada, move céus e terras na busca de noticias dos cinco envolvidos, numa trama extremamente complicada, cheia de reviravoltas e becos sem saída, participações pequenas (Jodie Foster demonstra mais uma vez que sabe falar francês correntemente ao interpretar a viúva de uma das vítimas) e referências a fatos da época.

Jeunet continua com a mania de ilustrar tudo (por exemplo, se uma coadjuvante vai ser guilhotinada, essa morte é mostrada). Não há a menor dúvida de que o filme tem um visual de grande beleza e criatividade.

Mas, depois de um tempo, a história começa a cansar, e a teimosia da heroína chega a irritar. A trama é trágica, cheia de mortes, explosões, tragédias, vingança e apenas um pouco de amor. Mas a direção de arte, os figurinos e o desenho de produção merecem as premiação, são espetaculares.

Uma história de amor bonita como belo visual, mas que comove menos do que deveria. Edição em DVD é fraca, com comentários do diretor (legendado em português) e trailers.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo