UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica

X- Men 1.5 (2000)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

Edição especial, batizada com nome inteligente, mas que no fundo é uma arma de marketing promocional da continuação do filme que estreou em maio de 2003. O original não foi um fracasso, mas rendeu menos do que se esperava, numa aguardada adaptação dos quadrinhos de Stan Lee, um superespetáculo inteligente, bem-feito e uma diversão competente.

A diferença é que "X-Men não é assim tão famoso (entre os leigos). Nem mesmo o elenco, nem o diretor escolhido, Bryan Singer (o mesmo do talentoso "Os Suspeitos" e o injustiçado "O Aprendiz"), tinham ouvido falar antes neles (Singer conta que só aceitou depois porque viu ali a possibilidade de deixar uma mensagem anti-racista, contra o preconceito de qualquer forma).

"X-Men" funciona porque tem um roteiro forte e bem construído, não é apenas uma sucessão de efeitos especiais e explosões (embora elas não faltem). Com um orçamento relativamente modesto para o gênero (cerca de 75 milhões de dólares) tem apenas um aspecto discutível introduzindo flashbacks e uma sub-trama ainda não bem explicada, de que um dos mutantes teria sido resultado de experiências em campos de concentrações nazistas.

O mais curioso é que a fita parece, antes de tudo, "piloto" de uma série de televisão, mais preocupado em apresentar os personagens, introduzir os temas do que resolvê-los. Várias histórias ficam penduradas sem resolução, vários pontos importantes serão explicados apenas nos dois próximos filmes. Foi escolhido como protagonista o Wolverine (feito pela revelação australiana Hugh Jackman, que foi chamado na última hora quando Dougray Scott não pode deixar o elenco de "Missão Impossível 2" a tempo. O filme deixa com vontade de ver mais, conhecer melhor os personagens.

Lançado originalmente no Brasil em duas versões, uma sem extras, apenas para locação, e outra com extras (boa mas não definitiva) que incluía uma entrevista com Bryan Singer, mas sem comentário em áudio auxiliar, o teste de Hugh Jackman, galeria de fotos, "Animatics", trailers, dez minutos de cenas inéditas (mas a maior parte são extensões das já existentes e nada muito importante), making of ("O Telepata"), informações sobre os X-Men, "trilha sonora promocional" e "surpresa no set". A nova versão tem dois discos. No Disco 1: traz comentários do diretor, 6 cenas excluídas com comentário opcional do diretor e 17 segmentos de making of (por trás das câmeras). O filme traz 5 versões diferentes do filme, cada qual com um extra especial: 1) versão do cinema, 2) do cinema com comentários do diretor, 3) o filme com cenas estendidas, 4) o filme com cenas estendidas com comentários, e, 5) o filme com cenas estendidas por trás das câmeras (ou seja, com making ofs). 40 capítulos. No disco 2, 5 featurettes: efeitos especiais do "X-Men", reflexões do "X-Men", a produção de "X-Men", "Dando Vida ao X-Men", o "Fator X". Avisam também que há easter eggs em cada um dos featurettes e mais "X-Men 2", uma rápida olhada, o trailer do 2, trailer de "O Demolidor" (também da Marvel) e trailer do game "Wolverine´s Revenge".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo