UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

A Onda dos Sonhos (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 3
A Onda dos Sonhos

Não tenho muito a ver com Surf, mas sempre assisto os filmes sobre o assunto com certo prazer, talvez por causa do visual, as ondas, o Havaí, o clima descontraído e só agora que pensei melhor no assunto, as pessoas menos vestidas. Mas este é o primeiro que traz mulheres como figuras centrais e o que me incomodou muito nele foi o fato de que o interessante dos filmes é mostrar cenas reais, feitos autênticos.

Aqui não apenas fica visível quando eles usam dublês, como também fizeram alguns efeitos digitais ridículos, enxertando o rosto ou mesmo o corpo da heroína em cima de outro (há algumas seqüências que são pura animação digital, patéticas, piores ainda do que na famosa cena de surf de James Bond no seu "Um Novo Dia para Morrer"). Preferia os tempos em que Sandra Dee era Gidget, pelo menos era mais assumido que tudo era projeção de fundo (back projection). Dirigido pelo ex-ator John Stockwell, o filme tem trilha musical de rap (que francamente não combina com surf, é urbana e negra, preferia os Beach Boys), cenas aceleradas, gracinhas bobas e nem mesmo como visual chega a impressionar.

A heroína Kate Bosworth é bonitinha e parece a Xuxa, até consegue subir na prancha e fazer alguns truques. Mas não nas cenas principais. Não gostei nada, o brasileiro Surf Adventures, disponível em DVD em edição especial, é bem melhor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo