UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Alexander Graham Bell (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 2

Faz parte da coleção de desenhos "Heróis da Humanidade" ("Animated Hero Classics"/ "Heróis Clássicos"), lançados em home vídeo. Espécie de mini biografias para as crianças conhecerem a vida de algumas personalidades históricas.

O conteúdo é educativo, mas a animação é pobre, precária. Quem dirige Richard Rich, responsável por "O Cão e a Raposa" e "O Caldeirão Mágico", ambos da Disney, que ao sair do estúdio fundou sua própria companhia de animação. Como desenho bônus, traz "Os Irmãos Wright" ("The Wright Brothers"), que curiosamente mostra o nosso Santos Dumont dando a volta na Torre Eiffel num dirigível, caricaturalmente como uma figura pedante (contando vitória antes do tempo).

Um jornalista do New York Times o entrevista e logo o mostram como vilão, como se tivesse roubado uma idéia (ou descoberta) da chamada curvatura da asa. E o pior é que no desenho Santos Dumont é francês.

Pelo menos assumem que os Irmãos Wright precisavam de um trilho e uma forcinha extra para que seu aeroplano levantasse vôo. Finaliza com imagens reais da época.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo