UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação

Alias - Codinome Perigo 1ª Temporada Completa (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 5

A jovem Sidney Bristow (Jennifer) é uma típica estudante universitária e que também trabalha num grande banco em Los Angeles. Na realidade, ela é uma das melhores agentes secretas dos Estados Unidos, trabalhando para o SD-6, uma divisão da CIA de contra-terrorismo chefiada por Arvin Sloane (Ron Rifkin, de "Los Angeles - Cidade Proibida").

A grande virada na vida de Sidney acontece quando ela revela esse segredo ao seu noivo, que a pediu em casamento. Mas ao retornar de uma missão, ela descobre que seu chefe mandou assassinar seu noivo e, pior, o SD-6 não é uma divisão da CIA, mas uma agência que promove ações terroristas e de contra-espionagem dentro do território americano. E essa terrível verdade é contada por seu próprio pai, Jack Bristow, que é um agente duplo da CIA dentro do SD-6.

Está formado o quadro de uma das mais interessantes séries de ação, criada por JJ Abrams, criador da série "Felicity" (1998), que abordava o mundo dos jovens que saem da faculdade para enfrentar o mercado de trabalho. Foi durante a filmagem de um dos episódios, que Abrams teve a idéia de "Alias": o que aconteceria se um desses personagens fosse um espião?

Nesta temporada, Sydney se une ao pai para ser uma segunda agente dupla dentro do SD-6. Mas é uma tarefa bem complicada, já que SD-6 está espalhada pelo mundo, fomentando o terror e a corrupção. Entre as missões que pretende sabotar, para encontrar mais provas contra o SD-6, Sidney descobre que sua mãe, que havia sido declarada morta, pode estar viva e deve ter ligações com grupos que estão tentando localizar todos os artefatos de Rambaldi, que Sloane também quer. Rambaldi foi um grande inventor do século 14, que espalhou suas criações pelos quatro cantos do mundo e que, juntas, podem revelar um segredo devastador para a humanidade.

Esta mistura de ação, romance e ficção científica, transformou "Alias - Codinome Perigo", numa série cultuada. Jennifer Garner foi descoberta quando trabalhou com JJ Abrams em "Felicity". Ela ganhou um merecido mas inesperado prêmio de Melhor Atriz de TV no Globo de Ouro de 2002, junto com o prêmio de melhor série dramática.

Quentin Tarantino, inclusive, se declarou tão fã do seriado que acabou atuando em alguns dos episódios, assim como outros atores conhecidos de cinema como Amy Irving, Peter Berg e o 007 Roger Moore. Outro fã é Tom Cruise, que chamou Abrams para dirigir "Missão Impossível 3".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo