UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Baran (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Continuo na mesma linha: tenho relutância em ir assistir aos filmes iranianos, mas, invariavelmente, gosto do resultado. Gostei especialmente dos filmes desse diretor, que desconhecia, chamado Majid Majidi, e que acabei vendo, em DVD americano, "A Cor do Paraíso" (uma fita cruel e extremamente tocante sobre o pai de um menino cego, que tem vergonha dele, e acaba por matá-lo. Tudo isso com uma Fotografia deslumbrante).

Depois que fui descobrir que era o mesmo do simples e bonito "Filhos do Paraíso" (que concorreu ao Oscar de Filme em Língua Estrangeira junto com "Central do Brasil"). Com muita expectativa e, talvez por isso tenha me decepcionado, este novo filme ainda é bom. Mantém a atenção, discute problemas e situações inusitadas, mas não tem um final muito emocionante e nem bem resolvido (e o final de uma fita é extremamente importante).

Feito com câmera na mão, total falta de recursos, atores que parecem amadores, muito respeito e dignidade. Talvez falhe em não conseguir maior adesão dos espectadores, em não emocionar muito. Isso pode explicar porque tendo sido indicado oficialmente ao Oscar de Filme em Língua Estrangeira, não conseguiu ficar entre os finalistas. Ainda assim, Majid é, dos cineastas iranianos, o meu favorito. Experimente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo