UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Drama

Histórias Proibidas (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

É sempre um problema fazer um novo filme depois de ter acertado em cheio, ter feito uma obra-prima como foi o caso do diretor Todd Solondz e seu "Felicidade", provavelmente a fita mais ousada, inteligente e crítica do final dos anos 90. Solondz repetiu a dose, mas com resultado inferior.

O filme tinha três episódios e por alguma razão, ele eliminou um deles (que era estrelado por James Van Der Bek, de "Dawson´s Creek", que fazia um gay). Isso o deixou curto (até demais) e insatisfatório. É muito parecido com a fita anterior, mas indiscutivelmente inferior.

Solondz é um dos poucos cineastas que ainda se preocupa em criticar de forma ácida a sociedade americana, em tom de sátira. São duas histórias, a primeira mais curta, brincando com o politicamente correto, um pouco erótica e muito cínica.

A segunda é sobre um adolescente rebelde (nos chamados "early teens"), que tem problemas com sua família quadrada e muito americana (que inclui até empregada latina). Não chega a ter grande impacto, mas eu a assisti com prazer e fiquei com a sensação do "quero mais". O que é sempre o melhor elogio.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo